A InovaPrime foi fundada em 2005, por Marco Batista e uma equipa jovem e inovadora, avida de energia para criar e procurar novidades, sem receio do risco e com o foco nos objetivos e competências para vingar no mercado em forte crescimento.
Desde o início, que o foco é sem dúvida as pessoas, aquelas que no dia-a-dia se entregam, dão o seu melhor na procura de soluções e se dedicam para fazer o trabalho e responder com a melhor qualidade aos clientes. Sem estas a InovaPrime não existia, sem estas estarem bem não fazia sentido. Este tem sido o lema, a filosofia da InovaPrime, e desde 2013 que se destaca nos prémios de TOP Melhor Empresa para Trabalhar (Prémio Revista Exame) e no Índice de Excelência (Prémio Neves de Almeida HR Consulting).
Em mais de 15 anos de existência, com o mercado a ultrapassar diversas crises, picos de crescimento e procura de talento, inovações e competitividade, a InovaPrime tem mantido o seu posicionamento e relação com a equipa.
Fomos conversar com Paula Lourenço Freitas, CFO da InovaPrime que também dá suporte à equipa de RH, para perceber qual é a receita para este sucesso e consistência.
Paula Lourenço Freitas, CFO da InovaPrime +
Antes demais, como define a cultura de gestão de pessoas na InovaPrime?
As pessoas são o que a InovaPrime tem de mais importante, o nosso maior ativo! O sucesso da empresa depende sem dúvida da satisfação dos seus funcionários. Acreditamos que um colaborador feliz é um melhor colaborador. Estamos sempre empenhados em fornecer o melhor ambiente de trabalho proporcionando um ambiente estimulante, originando conforto para crescerem e se realizarem profissionalmente. Acreditamos que quanto maior a liberdade, maior a responsabilidade, sendo este o nosso lema.
Qual é o segredo para a InovaPrime ser eleita consecutivamente uma das «Melhores Empresas para Trabalhar» (Prémio Revista Exame) e estar no «Índice de Excelência» (Prémio Neves de Almeida HR Consulting), desde 2013? Pode revelar a receita?
Não criar expetativas erradas, mostrando que são o que a InovaPrime tem de mais importante, valorizando-os dentro das possibilidades que temos, tendo um ambiente muito descontraído, criando uma família. Trabalhamos juntos durante horas, dias e não fazia sentido não ter um ambiente feliz, e por isso procuramos diariamente saber quais as necessidades deles para se sentirem bem e procurando a melhor forma de colmatar essas questões. Tudo isto acaba por se refletir na satisfação que têm em trabalhar na InovaPrime.
Tendo em conta esta preocupação com os colaboradores, certamente a InovaPrime tem um plano de benefícios para os colaboradores. Certo?
Sim, temos. A nossa maior preocupação é o bem-estar dos nossos colaboradores, a sua saúde física e metal e claro, de um modo geral, o nosso meio ambiente.
Pode descrever-nos em que consiste o plano de benefícios?
Para além das ferramentas de trabalho, fornecemos com a entrada do colaborador o portátil e telemóvel possibilitando, desde logo, a flexibilidade de horários, o trabalho remoto criando condições para conciliar a vida familiar com a profissional. Neste mesmo sentido, proporcionamos tempo familiar, como seja o acompanhamento de filhos e outros familiares diretos sempre que necessário, sem perda de remuneração; cedemos um dia extra de férias sempre que seja necessário trabalhar em feriados, quando o cliente seja de um país onde não coincida o feriado; o dia de Carnaval é sempre considerado feriado, independentemente do governo decretar tolerância de ponto ou não; damos a opção de um dia extra no Natal/Ano Novo, caso não coincida com o fim de semana; concedemos dias extra de férias consoante a antiguidade; damos um Kit bebé constituído por roupa e produtos no valor de 75€ para dar as boas-vindas aos bebés dos nossos colaboradores; oferecemos a tarde do dia de aniversário dos filhos e quando o colaborador tem deslocações ao estrangeiro com estadia superior a uma semana pressupõem a possibilidade de o colaborador regressar periodicamente a Lisboa, sendo permitido, a troca de viagens de regresso por viagens de terceiros (familiares diretos) ao local onde permaneça em trabalho.
E, em termos de bem-estar e saúde?
Relativamente ao bem-estar e saúde dos nossos colaboradores e após o período experimental, oferecemos um seguro de saúde da Ocidental Seguros (Médis) com um pacote atrativo de capitais e condições gerais incluindo estomatologia e parto; temos diversos protocolos com prestadores de serviços de diversas áreas, como sejam, óticas (descontos em produtos e serviços); ginásios (mensalidade mais baixa e comparticipação de 50%); hotéis (descontos em estadia, restauração e serviços de SPA); bancos (vantagem nos diversos produtos, como sejam isenção de comissões, por exemplo) e ainda oferecemos formações/certificações técnicas e funcionais sendo efetuado anualmente um plano de formação onde tentamos que todos os colaboradores tenham horas de formação nos mais diversos temas.
Mesmo com todas as políticas de RH, é normal os colaboradores saírem para novos projetos profissionais. Qual é a relação que mantém com os colaboradores quando saem da empresa para novos projetos? É frequente regressarem?
Tentamos manter contacto regular, almoçando, jantando ou trocando mensagens, pois continuam a ser família. Criamos laços fortes com todos os colaboradores, por termos um ambiente descontraído e feliz e acreditamos e aceitamos que têm que crescer, evoluir e conhecer outras realidades para se sentirem realizados profissionalmente e apoiamos as suas saídas dando-lhes liberdade para o fazerem quando quiserem e por vezes até os aconselhamos para garantir que ficam bem. O mesmo acontece quando já não se sentem felizes no local para onde vão. Nos contactos regulares que mantemos com eles sentem que podem continuar a contar connosco e que foi na InovaPrime que se sentiram bem e que há lugar para uma vida profissional atrativa, mas também poderão manter uma vida pessoal com tempo para as suas famílias, algo que cada vez é mais difícil e voltam e felizmente é frequente isto acontecer o que nos deixa muito orgulhosos.
O sector de IT está a sofrer uma grande procura e uma escassez de recursos. Quais são as prioridades da InovaPrime neste momento? Como estão a gerir este momento?
Por estarmos numa área com muita dificuldade de retenção, e escassez de pessoas, a maior parte das vezes apenas conseguimos fazer recrutamento através de "palavra passa a palavra", que apesar de não ser uma política de gestão é realmente a melhor forma de mostrar que valorizamos as pessoas. Numa área difícil e numa empresa de pequena dimensão a gestão de perfis é feita individualmente, adaptada às características de cada um.
Quem pretenda candidatar-se à InovaPrime, o que pode esperar do futuro?
Um bom ambiente entre as pessoas e um local onde pode crescer livremente. A InovaPrime tem um ambiente informal, acolhedor e com muito bom humor, que se completa com um foco na inovação e na dedicação aos clientes. Isto é, uma vez que desenvolvemos um software próprio estamos sempre a procurar novas ideia e formas de solucionar os problemas e as necessidades dos nossos clientes. Assim, somos uma empresa interessante para quem quer estar envolvido no processo de criação e com abertura para apresentar ideias.